Notícias
Núcleos da região Sudeste fazem oficina sobre planejamento no Rio
Objetivo é preparar profissionais para o planejamento da articulação interfederativa
Gestores e profissionais do Departamento de Articulação Interfederativa, dos Núcleos do Ministério da Saúde do Espírito Santo, Minas Gerais, Rio e São Paulo participaram da Oficina de Planejamento, Monitoramento e Avaliação da Seção de Apoio Institucional nos dia 26 e 27 de setembro, no Rio de Janeiro. A equipe de professores da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) coordenou os trabalhos, com exposição de conteúdos e acompanhamento de atividades.
Na quarta-feira (26/9) houve a abertura dos trabalhos com a fala dos gestores do Departamento de Articulação Interfederativa (DAI), coordenadores dos núcleos e as boas-vindas do coordenador-geral do Núcleo Estadual do Ministério da Saúde no Rio de Janeiro, João Pedro Busch. Em seguida, pesquisadores da UFSC apresentaram o diagrama de fluxos do trabalho construídos com as SEINSF´s (Seção de Apoio Institucional e Articulação Federativa) e fizeram um nivelamento sobre planejamento e levantamento situacional.
A professora Felipa Amadigi expôs ferramentas para auxiliar a gestão da saúde, com perspectiva colaborativa, a exemplo do modelo PDCA (em inglês Plan, Do, Check and Action) sobre planejar, executar, verificar e agir corretivamente para auxiliar na tomada de decisões. O professor FernandoRichartz abordou dispositivos para monitoramento e avaliação, como os indicadores para embasar análises.
Na tarde da quarta-feira os profissionais fizeram um trabalho coletivo para mapear a situação de planejamento dos núcleos, divididos por estados. Na quinta-feira (27/09) os participantes simularam a construção de um plano para exercitar coletivamente a elaboração de um planejamento. Fernando Richartzdestacou que o objetivo é que todos saiam aptos a fazer o plano no seu núcleo.
As equipes foram integradas por membros de diferentes estados com o propósito de refletir sobre variados cenários e possibilidades ao planejar.
Para Gustavo Ribeiro, coordenador geral de Cooperação Interfederativa do Departamento de Articulação Interfederativa, “a oficina impulsionará um planejamento integrado nas SEINSF´s de cada estado. Isso fortalece os núcleos e nos ajudará a construir modelos coletivos de gestão. A expertise da UFSC nessa área é muito grande e nos auxiliará em uma gestão integrada e participativa”, finaliza.
Texto: Pâmela Pinto
Fotos: Marcelo Queiroz
Pesquisadores da UFSC conquistam Prêmio Chico Ribeiro
Pesquisadores do Grupo de Gestão de Custos da CSE/PPGC/UFSC, tiveram 2 artigos agraciados com o Prêmio Chico Ribeiro. O prêmio será entregue durante o VIII Congresso Internacional de Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público, que ocorre de 15 a 17 de agosto em Belo Horizonte – MG.
O VIII Congresso Internacional CQ, propõe o diálogo entre Estado, governo e sociedade na busca de estratégias e soluções para a melhoria da qualidade nos gastos públicos através da parceria entre importantes instituições atuantes nas áreas de Contabilidade, Finanças, Orçamento, Controles e Governança aplicados ao Setor Público.
O Prêmio Chico Ribeiro sobre Contabilidade, Custos e Qualidade do Gasto no Setor Público foi instituído em 2010, com o objetivo de fomentar a discussão da temática de informação de custos e melhoria da qualidade do gasto público, premiando trabalhos, artigos científicos e relatos de experiências.
São três categorias premiadas: Estudantes, Profissionais e Técnicos. O Grupo de Gestão de Custos da UFSC teve premiação em duas delas:
Categoria Estudante – 1º lugar
Artigo: UM DIAGNÓSTICO DOS CUSTOS COM SAÚDE PÚBLICA EM MUNICÍPIOS DE SANTA CATARINA
Autora: Isadora Carvalho Vieira
Orientadores: Altair Borgert e Valkyrie Vieira Fabre.
Categoria Profissional – Menção honrosa
Artigo: DETERMINANTES DOS GASTOS PÚBLICOS EM VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA, SOB A ÓTICA DA TEORIA DA ESCOLHA PÚBLICA: UM ESTUDO COM REGRESSÃO EM PAINEL E CORRELAÇÃO CANÔNICA
Autores: Valkyrie Vieira Fabre, Leonardo Flach, Altair Borgert e Emanuele Engelage.
Resultados: http://www.socialiris.org/premiochicoribeiro/index_premio2018.php