Equipe

PESQUISADORES

Alex Mussoi Ribeiro

Doutor em Controladoria e Contabilidade pela Universidade de São Paulo – USP (2014). Professor Adjunto e Pesquisa da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Possui experiência na área de planejamento estratégico e análise de dados, incluindo trabalhos acadêmicos relacionados com a qualidade do planejamento e seus reflexos na performance e na gestão das organizações. Trabalhou durante sete anos no banco do brasil, onde participou ativamente da área estratégica da empresa.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3019901891300844

Altair Borgert

Doutor em Engenharia de Produção (1999) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Professor Titular e Pesquisador da UFSC. Atua em Projetos de Pesquisa e Extensão, tais como: Relação entre os custos de um hospital universitário e o reembolso do Sistema Único de Saúde – SUS e Apoio institucional na gestão de custos da Secretaria Municipal de Saúde de Florianópolis. Atua no Programa de Gestão e Manutenção do MS/Administração do SAA (2017-2018) e no Programa de Gestão e Manutenção da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0451604530850182

Álvaro Guillermo Rojas Lezana

Doutorem Ingeniería Industrial pela Universidad Politécnica de Madrid, Espanha (1995). Professor titular da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Engenharia de Produção, com ênfase em educação continuada e mestrado a distância. Líder do Grupo de Pesquisa em Empreendedorismo e Inovação da UFSC. No ano de 2001 como avaliador do Curso de Mestrado em Educação em Saúde – MES/UFSC. Participou de bancas avaliadoras de dissertações de mestrado sobre saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5208991845209190

Carlos Eduardo Facin Lavarda

Doutor em Contabilidade pela Universidade de Valência, Espanha (2008). Professor na Graduação e Pós-graduação em disciplinas sobre Planejamento e Controle de Organizações na Universidade Federal de Santa Catarina. Orienta trabalhos de mestrado e doutorado na linha de Controle de Gestão e Avaliação de Desempenho. Os temas investigados retratam o alinhamento da estratégia das organizações com seus planos táticos e operacionais, os sistemas utilizados para controle da gestão, como Balanced Scorecard, Planejamento Estratégico, Sistemas de Avaliação de Desempenho e Orçamento.

Lattes:  http://lattes.cnpq.br/0990433322587449

Dalto do Nascimento dos Santos

Atua atualmente como Assistente administrativo na Universidade Federal de Santa Catarina.

Dante Luiz Juliatto

Doutor em Engenharia de Produção na área de Inteligência Organizacional (2012) e Pós-doutorado em Empreendedorismo pelo Instituto de Investigação e Formação Avançada – IIFA da Universidade de Évora – Portugal, finalizado em maio de 2016. Servidor Técnico-Administrativo da Universidade Federal de Santa Catarina. Desenvolve a função de Coordenador de Projetos do Laboratório de Empreendedorismo e Inovação do Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC. Coordena a execução de projetos em parceria com o SEBRAE, Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação – MCTI, na área de empreendedorismo, CNI/ IEL Nacional na avaliação e estruturação de programas de capacitação para gestores de indústrias, Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina – FIESC, Ministério da Saúde – MS, onde participa do projeto de fortalecimento da Articulação Interfederativa, projeto de aperfeiçoamento da gestão financeira e contábil, já integrou a equipe do projeto SISMOB, além de diversos projetos de desenvolvimento institucional da Universidade Federal de Santa Catarina. Vem atuando com grande ênfase em projetos que envolvem o detalhamento, aperfeiçoamento e implantação de novas rotinas e fluxos de trabalho por meio da técnica de Business Process Management – BPM. 

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1212240416364369

Denize Minatti

Pós-doutora em Contabilidade e Doutora em Engenharia e Gestão do Conhecimento pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia e Gestão do Conhecimento (UFSC). Professora do Departamento de Ciências Contábeis (UFSC), do Programa de Pós-graduação em Ciências Contábeis (PPGC/UFSC) e pesquisadora do Núcleo de Estudos em Contabilidade e Controladoria (NECC). Experiência na área da docência e atuação em administração de Instituição de Ensino Superior em Pró-Reitoria de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão. Orientadora de trabalhos de conclusão de curso e atividades de pesquisa. Cursos direcionados a área de atuação, especialmente voltados a gestão, contabilidade ambiental e sustentabilidade. Participação como pesquisadora em projetos nas áreas de contabilidade, gestão, e sustentabilidade do ambiente.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8654871913113887

Ernesto Fernando Rodrigues Vicente

Doutor em Administração na Universidade de São Paulo. Possui pós-doutorado (2011) pela Faculdade de Economia do Porto, Portugal.  Professor Associado do Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina (CCN/CSE/UFSC). Tem experiência em governança coorporativa, e vem atuando em projetos junto ao ministério da saúde como Programa de gestão e manutenção do MS/administração da SAA, Inovação da governança tecnológica da sala de apoio à gestão estratégica (SAGE). Além disso, atua como orientador de trabalhos científicos sobre gestão em saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4799416054903160

Erves Ducati

Graduado em Administração (1977) e Ciências Contábeis (1979) pela Universidade do Oeste de Santa Catarina, mestre em Administração (1999) e doutorando em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina na linha de pesquisa de Avaliação de desempenho na gestão pública. Foi coordenador de cursos de especialização na Gestão Pública Municipal em 2008 e 2010. Atualmente atua na orientação de trabalhos na área de custos em hospitais públicos e privados e participa de projetos de gestão na área de saúde junto ao Ministério da Saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/4141753455940776

Fabrícia Silva da Rosa

Doutora em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002), realizou doutorado sanduíche em Contabilitad pela Universitat de València (2011) e pós-doutorado em Contabilidade pela Universidade Federal de Santa Catarina por meio do programa CAPES/PNPD (2012). Atualmente é professora adjunta da Universidade Federal de Santa Catarina. Atua nos temas de contabilidade pública como gestão de custos e planejamento. Participou de projeto de extensão sobre gestão de custos para o SUS, realiza pesquisas sobre eficiência de gastos em saúde, e custos para o setor público, também participa do processo de formação de bacharéis, mestres e doutores em contabilidade e gestão do setor público.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/5460513027485956

Felipa Rafaela Amadigi

Enfermeira, Mestre em Saúde Pública, Doutora em Enfermagem. É pesquisadora do Laboratório de Pesquisa Práxis – Laboratório de Pesquisa sobre Trabalho, Ética, Saúde e Enfermagem, na linha Processo de trabalho em saúde e enfermagem/políticas públicas e cidadania. Atua na Pós-Graduação (Residência Multiprofissional) como docente nas disciplinas de Planejamento e Gestão em saúde, SUS e as Políticas Públicas de Saúde e Educação em Serviço. Tem experiência na área de Gestão do Sistema Único de Saúde do município de Florianópolis nas áreas de Controle, Avaliação e Auditoria. Foi responsável pelo Monitoramento e Avaliação da Rede Municipal de Saúde (2008-2010), coordenou o Departamento de Auditoria Ambulatorial e Hospitalar (2010-2011), participou da elaboração do Planejamento da Saúde em Âmbito Municipal.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3924235126272877

Fernando Richartz

Doutor em Contabilidade (2016) pelo PPGC – UFSC (2013). Professor do Departamento de Ciências Contábeis da UFSC. Pesquisador vinculado ao Grupo de Gestão de Custos com projetos na área de saúde junto ao Hospital Universitário da UFSC, Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura de Florianópolis e Qualirede. Conta com experiência na iniciativa privada, onde atuou como Analista de Inteligência Industrial no Observatório da Indústria Catarinense na Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina e como Executivo da Investe SC – Agência de Atração de Investimentos de Santa Catarina.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9323403329929983

Hans Michael van Bellen

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (1999 – 2002) com programa de Doutorado Sandwich na Universität Dortmund, UD, Alemanha (2000 – 2001). Pós-Doutorado realizado na University of California, Berkeley, Estados Unidos. Atuou na Secretaria de Planejamento e Finanças na UFSC como diretor de planejamento (2009 – 2012), participou do Planejamento Estratégico e implementação de BSC em Instituições de Ensino Superior (2011 – 2013) e do Projeto de Apoio à elaboração de Planos Estaduais de Cultura (2012 – 2014).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9740639914815208

Loreci João Borges

Doutorado em Ciências Empresariais – Universidad Del Museo Social Argentino (1999). Atualmente é docente no Departamento de Ciências Contábeis da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem vasta experiência em gestão financeira, orientando trabalhos de conclusão de curso sobre gestão contábil e financeira, e gestão em saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/2912978443087677

Luiz Alberton

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2002). Professor da Universidade Federal de Santa Catarina, tem experiência nas áreas de: Contabilidade; Administração, Planejamento, Auditorias, Sistemas de Controles Interno, Governança Pública, auditorias de sistemas certificáveis (Qualidade, Meio Ambiente, Responsabilidade Social), pericias contábeis e financeiras, análise das demonstrações contábeis e custos. Atualmente é associado IV da Universidade Federal de Santa Catarina. Presidente da Academia Catarinense das Ciências Contábeis. Membro do Conselho de Curadores/fiscal da UFSC. Atua em projetos com o Ministério da Saúde desde 2014 (construção de BI, gestão de processos e planejamento e monitoramento da saúde).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/8969840885594894

Marcelo Haendchen Dutra

Doutorado PPGEP UFSC (2011). Participação em Projeto na área de saúde: “programa de gestão e manutenção do MS/administração da SAA” – Desenvolvimento de metodologia para a melhoria da Gestão Contábil, Orçamentária e Financeira e definição de método para a atualização do regimento interno do Ministério da Saúde. Incluindo pesquisa sobre tributação e retenção do ISS (Imposto sobre Serviços) na área da saúde, com trabalho em estágio de avaliação em Congresso (resposta para julho/2018).

Lattes: http://lattes.cnpq.br/9021450251703827

Mario Kobus

Mestre em Administração (2012) e especialista em Gestão Universitária (2000) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atuou como Diretor de Assuntos Estudantis na UFSC (2000-2004), Pró-Reitor de Orçamento, Administração e Finanças na UFSC (2004-2008), Diretor Administrativo do Programa de Expansão e Reestruturação das IFES -REUNI-UFSC (2008-2010) e Superintendente de Compras e Gestão Patrimonial na UFSC (2010-2012). Atualmente é Chefe da Divisão de Convênios e Gestão MS -SC.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/0671290769888847

Paula Martins Nunes

Possui graduação em Administração pela Universidade Federal de Santa Catarina (2015), Formação complementada por intercâmbio internacional em 2015 na School of Business – MacEwan University, Edmonton, Canada com bolsa obtida através do Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP), graduação em Fisioterapia pela Universidade do Estado de Santa Catarina (2010) e Especialização em Saúde Pública pela Universidade Federal de Santa Catarina (2012). É mestre em Administração pelo Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade Federal de Santa Catarina (2018), com ênfase em Produção e Desenvolvimento. Atualmente é aluna no Curso de Especialização em Gestão em Saúde, também com previsão de conclusão para 2018. Foi bolsista de Iniciação Científica pela Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação do Estado de Santa Catarina (FAPESC) em 2010. Desenvolve pesquisas na área de administração, administração da produção, gestão hospitalar e gestão universitária e atua como servidora técnico-administrativa da Universidade Federal de Santa Catarina desde 2011.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/1392908057062161

Pedro José von Mecheln

Doutor em Engenharia de Produção (2003) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na área de Administração, com ênfase em Administração, atuando principalmente nos seguintes temas: gestão, finanças, jogos de empresas, educação, simulação, aprendizagem, ensino à distância e análise custo.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3170545279482076

Rogério João Lunkes

Graduação em Ciências Contábeis pela Universidade Federal de Santa Catarina (1996), mestrado (1999) e doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2003), Pós-Doutorado pela Universidad de Valëncia – Espanha (2011). Atualmente é professor Associado III da Universidade Federal de Santa Catarina e participa na orientação de doutorado iniciado em 2016. Tem experiência na área de Ciências Contábeis, com ênfase em Controladoria e Contabilidade Gerencial, atuando principalmente nos seguintes temas: planejamento, controle e sistema de informações e instrumentos como, Balanced Scorecard e orçamento; além de estudos ambientais. Atua no Programa de Gestão e Manutenção do MS/Administração do SAA (2017-2018) e no Programa de Gestão e Manutenção da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/6241003358183170

Sérgio Petri

Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Atualmente é professor adjunto da Universidade Federal de Santa Catarina e professor do Programa de Mestrado em Contabilidade (PPGC/UFSC). Também atua como professor de Cursos de Especialização e de MBA, por várias instituições no Brasil. Referee da Revista Contemporânea de Contabilidade (Florianópolis) (1807-1821). Tem experiência na área de Ciências Contábeis e Administração, com ênfase em Avaliação de desempenho Organizacional, atuando principalmente nos seguintes temas: Contabilidade, Contabilidade Gerencial. Metodologia Multicritério de Apoio à Decisão – MCDA-C, Balanced Scorecard – BSC, Avaliação de desempenho, Planejamento Estratégico e Planejamento tributário. Participante do Grupo de Pesquisa Gestão Pública e Avaliação de Desempenho.

Lattes: https://lattes.cnpq.br/257906402836183

Vladimir Arthur Fey

Possui graduação em Ciências Contábeis (1990), especialização em Curso de Especialização Qualidade e Produtividade (1994) e mestrado em Engenharia de Produção (2001) pela Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Professor auxiliar da Universidade Federal de Santa Catarina. Atualmente é Secretário Geral de Planejamento da Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência em planejamento e gestão pública. Atua no Programa de Gestão e Manutenção do MS/Administração do SAA (2017-2018) e no Programa de Gestão e Manutenção da Secretaria Executiva do Ministério da Saúde.

Lattes: http://lattes.cnpq.br/3441830369782507

BOLSISTAS

Alexandre Henrique de Queiroz John William Mendes Neves
Celma Duque Ferreira Julia Viezzer Baretta
Daniela Orell Vieira Lucas Siqueira Bello
Danielly Nunes de Carvalho Luiza Santagelo Reis
Danrley Mauricio Vieira Marcelo Machado de Freitas
Emanuele Engelage Marcus Vinicius dos Santos
Evelise Souza da Silva Mayessa Haendchen Costa
Gabriel Donadio Costa Thayse Moraes Elias
Gilbeto Crispim da Silva Valkyrie Vieira Fabre
Januário José Monteiro Vitória Davi Marzola
João Augusto Abelino